sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estas imagens de hoje: a flor vermelha e o sapo dedico ao Planeta Terra e ao Dia Mundial do Meio Ambiente ...


05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente!

Não podemos deixar esta data especial passar em branco!

Meio ambiente considero todo o local onde habitam os seres vivos , podemos dizer também , onde existem coisas que completam o nosso mundo atual!

Sim, existem muitas coisas criadas pelo homem, úteis e algumas inúteis, e aquelas que o homem não fez, não consideradas "vivas".

Tudo que nos cerca é e faz parte do meio ambiente! Exatamente tudo!

Vivemos em grandes cidades, aglomerados absurdos de pessoas , de veículos, de coisas móveis, de imóveis , amontoados de lixo produzidos pelos seres humanos!

Barulho excessivo , violência, destruição, falta de respeito entre os semelhantes fazem parte, infelizmente, do meio ambiente onde vivemos, nas nossas ruas, nossas cidades, nossos Estados, nossos países, nossa Terra, nosso Planeta!!! Até guerras e armas o homem "inteligente que é" foi capaz de inventar!!!

Tenho percebido que para muitas pessoas o que interessa é o lucro imediato! Que preservar o Planeta , oh!!, que coisa distante, longínqua das pessoas!

Mas, na realidade é uma mera fuga pessoal, não pensar nisso, na responsabilidade de cada um em relação ao Planeta, ao meio ambiente onde vive! Ignorar , não pensar , é bem mais fácil, e cômodo!


Aliás, não pensar é super cômodo, todos fazem os seus trabalhinhos, ganham seu dinheiro, fazem compras, andam bem vestidos, bem bonitos e o Planeta, ora, as pessoas que o habitam são cidadãos tem seus direitos , muitos direitos e mais direitos!!!!

E os deveres? E a ética ecológica? Onde ficou? Perdida? Numa curva, numa estrada escura da vida? Na selva petrificada?

Onde ficou a consciência do homem? Como pode deletar da sua mente a responsabilidade que tem em relação ao paraíso terrestre que recebeu?

Onde estão as belas matas, a Grande Amazônia ? Hoje só resta parte dela!

O que fizeram com a "Grande Amazônia" ?

Quem a destrói para ganhar dinheiro , que adjetivos poderão receber?

Quais elogios? São éticos? São civilizados? São pessoas conscientes do seu papel como ser humano? São pessoas solidárias e colaboradoras com o restante da humanidade?

São egoístas natos?

São doentes da mente?

As respostas não sei dizer, podem ser muitas!!! Posso imaginar!

O indiscutível que no decorrer da história humana o homem foi capaz de causar grandes destruições no meio natural onde vive e viveu. Polui e continua poluindo as águas!! Até isso consegue , além de rara a água tornar-se-á caríssima pelo atos desrespeitosos que o homem comete contra as nascentes!

Até o plástico conseguiu inserir nas águas do mar! Grandes ilhas de plástico oriundo de vários países!

O homem , a mulher e as criancinhas se não bem educadas para serem conscientes de que a sua casa maior é o Planeta Terra e que precisam preservá-lo , certamente, consciente ou inconscientemente, irão destruí-lo 100% !!! A vida não mais existirá para contar a sua história...Vamos pensar diferente , ou tentar pensar diferente, somos todos cidadãos do mundo!!! Não importa o local onde estamos, onde vivemos, todos fazem parte do Grande Planeta, nossa casa, nosso único e imprecindível habitat!


Eu aqui, nesta Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, no Brasil , ao Sul da América Latina, neste grande e longo Continente Americano, vejo e penso que esta minha cidade , deve avançar , progredir , de uma forma ecológica, humana, tornar-se uma cidade culturalmente humanizada!

O nosso trânsito é vergonhoso, está um caos! Dá até medo de dirigir por aqui! A poluição deve estar alta, altíssima! Existem muitas doenças respiratórias ! A camada de ozônio virou um grande buraco que as imagens de satélites capturam, sobre a nossa cidade! Por quê aconteceu isso?

Percebo o constante aumento do tráfego de veículos ! Muitos altamente poluidores, soltam uma verdadeira nuvem de fumaça preta! Observo essas nuvens negras e indignação ocorre!

Os motores dos veículos estão regulados para não poluírem tanto ou o menos possível?

Usam-se combustível minimamente poluente?

Afirma-se que o álcool é bem menos poluente da atmosfera, por que não usá-lo então? Quanta poluição a menos para todos ? Quantos gases a menos na atmosfera? Quantas doenças abandonariam as pessoas e os hospitais ficariam maiores e mais espaçosos!

Custa a alguém ser consciente e colaborar com o meio ambiente local?

Custa ser generoso em suas atitudes diárias e preservar o meio onde vive?

O trânsito de carros aqui, cada vez aumentando, certamente diminui a qualidade de vida das pessoas! Não posso pensar de outra maneira!!

O barulho sonoro emitido por carros e motos, o stress do pedestre que teme ao atravessar uma rua. O motorista que se não tiver, seis sentidos, sim seis sentidos pois somente cinco não bastam e devem ser muito aguçados pois se não for assim pode causar um grande dano, um desastre, um erro fatal, talvez irremediável!

Vejo que o trãnsito aqui, talvez no mundo inteiro também, deve ser repensado e modificado! Carros e carros nas ruas para que? Para aumentar o stress? Ceifar vidas? Diminuir a qualidade de viver? Dar lucro às indústrias automobilísticas? O que será que há de errado nesta situação toda, neste mar de carros e veículos de todas as marcas, cores e formas e nos motoristas que se encantam por quatro rodas e assim deslumbrados poluem o meio ambiente e a Terra inteira ?!!!

Aliás, para preservar o meio ambiente, o local onde se vive, deve-se primar pela qualidade e sanidade mental dos motoristas! Muitos, que dirigem seu veículos não tem condições psicológicas de estarem ali conduzindo algo movente

... e assim muitos acidentes acontecem!

Mortes, destruições ocorrem! Cada um é responsável por seus atos, na rua, na casa, no trabalho , na vida que acontece no Planeta, no único espaço possível de viver... Aliás um grande espaço coletivo, hoje muito sufocante, esfumaçado, barulhento, com estradas perigosas, muitos buracos e gente , muita gente indo e vindo sem saber onde chegar, o que destruir, onde construir, o que fazer, qual o rumo a seguir , como viver de forma sábia, honesta, pacífica , altruísta... penso que esse é o clima do Planeta hoje...
Vamos preservá-lo, tente! Se errar continue tentando acertar...
A humanidade é uma constante massa de erros e acertos ... mas a Terra é uma só, um espaço coletivo para mais de seis bilhões de pessoas...






Nenhum comentário: