domingo, 26 de abril de 2009




Olá Pessoal!

Hoje , domingo, do mês de abril de 2009. Aqui nesta cidade- SANTA MARIA- RS- BRASIL, o sol está aberto, amarelo e muito forte. Aliás, tem feito dias muito quentes para a época. O aquecimewnto global existe mesmo, de fato. Não temos que duvidar, existe muitas mudanças climáticas em várias partes do mundo.

Ontem estava estudando , no meu curso de Ética e Educação Ambiental, que precisamos muito reciclar papéis.

Muitas pessoas estudantes, professores, profissinais em geral gostam de escrever, de ler, etc... Todos apreciam a boa leitura. Bem, precisamos sim ler bastante, estudar, aprender e dividir conhecimentos, sem dúvida. O conhecimento sendo dividido com os outros aprimora as relações e melhora o mundo que nos cerca.
Mas, paralelamente a isso precisamos reciclar o papel que usamos, quando aprendemos e partilhamos esse conhecimento. É muito fácil fazer isso. Reaproveitar os papéis e documentos de que não precisamos mais. Jornais, revistas, cadernos, fichários, folhas, etc... Tudo deve ser aproveitado!!! Essa simples atitude e cuidado preserva muitas árvores no mundo inteiro.

Todo o final de ano constatamos que existem muitos cadernos sobrando, ainda mais quando temos estudantes em casa. Pegar estes cadernos e aproveitar ali o restante das folhas é uma boa ação para preservar a natureza.
Há muito tempo os países europeus vem fazendo a reciclagem de vários materiais e produtos. Dizem que na Alemanha um simples envelope é reaproveitado em torno de 10 vezes. Interessante não?
E a qui no Brasil? Qual o exemplo que damos?
É difícil ser consciente e aproveitar o papel adequadamente, sem desperdício?
Nas escolas os professores , diretores e demais funcionários deveriam incentivar mais a reciclagem dos cadernos e dos livros. Aproveitar mesmo!
Infelizmente aqui , na minha cidade, ainda não verifico isso acontecer.

Bem, estudei e entendi que para fazer uma tonelada de papel novo precisamos usar no mínimo 20 árvores,ou seja são vinte árvores a menos na natureza.
Quem replantará estas árvores?
Quem fará a reposição das mesmas?
Será obrigação somente da empresas que produzem papel?
Ou será uma obrigação de todos nós, consumidores de papel e habitantes da Terra?
A natureza e um ambiente saudável , agradável para se viver, com bastante ar puro e saúde para todos é obrigação de quem afinal?
Será do Estado? Será das instituições, empresas ou pessoas físicas?
Ou é obrigação de todos?

É... devemos repensar nossos atos do dia-a-dia. Tudo que fazemos repercute de forma global. A natureza no mundo inteiro é um bem que extrapola fronteiras. Poluição, degradação ambiental, desgaste do solo, do ar e das águas alcança a todos nós. Vivemos num mundo único, globalizado em todos os sentidos!
Reciclemos mais papel e poupemos as árvores do Planeta!!! OK!!!
A natureza sem dúvida agradecerá e a humanidade também!
LIA SARTORI
"Pensando num mundo melhor para todos".

Um comentário:

rasga pano disse...

Olá Lia,acho oportuna sua colocação
sobre a reciclagem de papéis.Sempre
me preocupei muito com isso.Se não
abrirmos nossos olhos rápidamente
poderá ser tarde demais e as consequências devastadoras.São iniciativas como a sua que nos alertam sobre a importância de preservar.Parabéns. bjs Eliane.