terça-feira, 6 de outubro de 2009


Uma pequena homenagem a grande cantora Mercedes Sosa

Nasceu na Província Argentina de Tucumán em 1935...
Foi e será, guardada em nossa memória como uma brilhante cantora latino –americana...
Tive o prazer imenso de assistir a um show seu , aqui na minha cidade, em Santa Maria , no Rio Grande do Sul , Brasil , por volta do ano de 1990... Foi um grande espetáculo artístico , marcante mesmo !!! Fez vibrar meu coração ao som maravilhoso de sua voz... assim como áqueles da multidão que a assistia.
Guardo com carinho muitas fotos ,lembranças muito boas e especiais deste maravilhoso dia em que Mercedes Sosa nos brindou com sua presença...
Faleceu dia 04 de outubro de 2009 , infelizmente...O mundo perdeu uma grande pessoa, cantora, artista, revolucionária que não admitia preconceitos nem fronteiras...A sua música era instrumento de arte e difusão de ideais de liberdade e resistência contra ditaduras impostas aos povos e nações latino-americanas... As suas belas canções tinham conteúdo contestador e político ... onde Mercedes passava e cantava deixava seu brilho, sua luta e sua luz.... inesquecivelmente...
Era amiga e cantou com muitos artistas brasileiros tais como: Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento, Wagner Tiso e Beth Carvalho, que em 1986 ao lançar um novo disco gravou com Mercedes a linda música “So lo piedo a Diós”...Linda , linda música que amo!!!
Outra marcante música de Mercedes Sosa e que passo a letra , por ser muito expressiva é : GRACIAS A LA VIDA ... Bela música que também marcou a minha vida aqui em Santa Maria .... muito cantei , treinando meu singelo espanhol , esta canção de agradecimento à vida ... acho lindíssima e resume o desejo de agradecer sempre pela benção da minha vida, das vidas e vivências que nos são concedidas diariamente...
Agradecer a Deus sempre , pois a vida é sem dúvida um grande dom, uma dádiva , uma benção ... Podemos dizer ainda que é como uma chama ,um fogo, um alimento, uma essência ou luz que vivifica o nosso corpo... Verificamos isso no evento morte, onde a luz, o fogo que anima o corpo fica inerte, desaparece... e ali apenas um corpo, um vazio, um ser inanimado... Para onde vai a vida afinal? Sempre me pergunto isso...
Será cortado aquele fio dourado que nos une ao Criador? Aquele fio que, se rompido, não alimenta mais a nossa vida aqui na Terra? Demos sempre graças à vida, ao instante, ao encontro, e até aos desencontros, pois talvez tudo tenha um grande propósito e a vida flui rápida,constante, marcante , com prazo finito para todos nós...
Inteligentes àqueles que , como a grande mulher e cantora Mercedes Sosa , agradeceu à vida que nos tem dado tanto... Basta abrir os olhos, ouvidos, sentidos e perceber o mundo que é e pode ser bem melhor.... Eu só peço a Deus , graças a minha vida também pois sou formada por bilhões de células que precisam muito de água, alimento, energia, harmonia assim como os outros irmãos terrestres , peço que tenham sabedoria para não haver preconceitos e nem fronteiras ... Agradeço sempre à vida que é o mais forte dom que recebemos de nosso Pai, Deus! Agradeço à cantora Mercedes Sosa por sua vida aqui em nossa América por todas as letras e músicas boas que nos concedeu com sua belíssima e forte voz ... Que sua música, sua luta, seu talento , sua voz sirva de inspiração para muitas gerações .... Obrigada Mercedes por ter sido sempre como foi, Obrigada Argentina por esta abençoada filha!



Graças à vida:

Graças à vida que me tem dado tantoMe deu duas estrelas que quando eu abro Perfeito distingo o preto do branco E no alto céu seu fundo estrelado E na multidão o homem que eu amo Graças à vida que me tem dado tantoDeu-me a orelha, que em sua largura total Trava noite e dia grilos e canários Martírio, turbinas, latidos, chuveiros E a voz tão terna do meu bem amado Graças à vida que me tem dado tantoDeu-me o som e o alfabeto Com ele, as palavras que eu penso e declaro Mãe, amigo, irmão e luz brilhante O caminho da alma que eu estou amando Graças à vida que me tem dado tantoDeu o curso de meus pés cansados Com eles andei cidades e charcos Praias e desertos, montanhas e planícies E a casa tua , tua rua e teu pátio Graças à vida que me tem dado tantoEle me deu o coração que agita sua moldura Quando eu olhar para o fruto do cérebro humano Quando olho o bom tão longe do mau Quando eu olho no fundo dos teus olhos claros Graças à vida que me tem dado tantoDeu-me risos e lágrimas me deram Assim eu distingo felicidade de quebranto Os dois materiais que formam meu canto E o canto de vocês é o meu próprio canto e a canção de todos é a minha própria canção . Graças à vida...

Nenhum comentário: